Funerária e Velório São Vicente de Paulo

A primeira funerária de Passos

Em 1953, através de uma concorrência pública, a SSVP obteve a concessão dos serviços funerários em Passos. Até então, a cidade tinha um agente funerário que se limitava a fornecer caixões mortuários, sem o compromisso com a cerimônia de sepultamento.

O primeiro carro funerário da cidade foi uma iniciativa da SSVP. Custou na época Cr$ 6.000,00 (seis mil cruzeiros).

Até 1987, os velórios eram feitos em casa, o que somava transtornos à dor da família enlutada. Os cortejos seguiam pelas ruas da cidade, a pé. O costume do comércio era descer ou fechar as portas dos estabelecimentos, enquanto passavam, em sinal de respeito.

Esse costume foi mudado com a inauguração do primeiro velório de Passos, pela SSVP, hoje Lar São Vicente de Paulo de Passos. A prefeitura Municipal fez a doação da área, localizada em frente ao Cemitério Municipal, esquina da avenida JK com a avenida da Saudade. A obra foi iniciada em 1984 e inaugurada em dezembro de 1987. A obra custou naquela época Cr$ 2.170.000,00 (dois milhões, cento e setenta mil cruzeiros).

Velório também foi pioneiro

A instituição realiza atualmente 67% dos velórios e sepultamentos em Passos.

Em Passos, em 2013 a média foi de cerca de 70 sepultamentos por mês, dos quais 14% no Cemitério Parque e 86% no Cemitério Municipal.

O Velório São Vicente de Paulo foi pioneiro em Passos, mas o projeto da década de 80 ficou ultrapassado em diversos itens. Por isso, nos anos de 2013 a 2014, num período de 12 meses, foram executadas obras importantes para atender a essa nova realidade e ao crescimento da cidade. Foram feitos os projetos estrutural, arquitetônico, de segurança e residual, que deram ao prédio uma conformação atualizada, mais confortável e segura, atendendo a exigências dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e, evidentemente, à demanda do público usuário.

Velório São Vicente de Paulo
Estrutura oferecida


Acesso aos salões: por rampa em dois lances, com apenas 10 graus de inclinação, com comodidade para todos os usuários.

Salão de velório principal: área total de 138 m²; cinco janelas em vidro temperado; três aparelhos de ar-condicionado; dotado de quarto de descanso; banheiros masculino, feminino e adaptado a portadores de necessidades especiais. Possui um pequeno altar para cerimônias religiosas. Conta ainda com uma sala de descanso.

Cinco salas de velório - uma delas dedicada a religiões não católicas e não cristãs; uma sala exclusiva para usuários do plano mantido pelo Lar São Vicente de Paulo de Passos. Todas com ar-condicionado e cortina de ar; ventilação e claridade, com portas de vidro temperado com 4 metros de largura, que se abrem para sacadas. Das cinco salas, três ainda são dotadas de banheiro e quarto de descanso exclusivos.

Sala de Estar: no térreo, onde fica a copa, com banheiros.

Segurança: 13 câmeras com monitoramente 24 horas por dia. Sinalização, luzes de emergência e saída de emergência para a avenida JK. Alvará do Corpo de Bombeiros em dia.

Outros serviços: no térreo localizam-se o escritório, a funerária, necrotério e garagem dos carros funerários. O translado dos caixões para os ambientes de velório, no andar de cima, é feito através de elevador (monta-carga). Um outro item inovador é o sistema de som, que pode ser distribuído a todas as dependências do prédio, simultaneamente, ou direcionado a um único local. Serve para avisos e até mesmo para atender a solicitações de familiares quanto a fundo musical e homenagens.

Endereço: Av. JK, 247

Informações: (35) 3521-1423 / 3521-1083 / 8861-5220 / 8861-5241

Recadastramento.
Curta nossa Fan Page no Facebook
escritoriocentral@larsaovicentedepassos.org.br (35)3521-0403
©2015 SSVP – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. By Mediaplus